domingo, outubro 14, 2012


Para onde caminha nossas crianças?

3
Bom dia minha gente querida!!! No último post fiz uma homenagem às crianças, mas já havia escrito o texto de hoje onde registro o que penso e como vejo numa visão de pessoa cristã, professora que por trinta e dois entrou em uma sala de aula e via ali um campo missionário, não apenas local de trabalho, pois tinha à minha frente um ser humano, frágil, mas aprendiz. Naqueles momentos em sala de aula, muito do que viria a ser, dependia de mim, de minha atitudes, meu posicionamento, meu comportamento, minha fala.O assunto é extenso, mas por hoje é isso...


Para Onde Caminha nossas Crianças?
 Comemoramos no dia 12 de outubro, o dia das crianças. Ouvimos muito Dia da Criança é todo dia, ou então: é mais uma data que favorece o comércio e por aí vai. Penso que no mínimo, a data deve provocar em nós uma reflexão: Para onde caminha nossas crianças? Tudo que ouvimos na mídia acontece de verdade e, bem pertinho de nós. Será esse o motivo de encontrarmos tantos casais optando por não ter filhos? Perguntamos: o que nossos governantes tem feito por nossos pequenos? O que nós temos feito por nossos infantos? Bem sabemos de que o que vivemos hoje é resultado de falhas. Quem falhou? A família, a igreja, a escola, o governo e a sociedade, todos falharam. Como professora, recentemente aposentada, presenciei por trinta e dois anos, o amor, o cuidado, o interesse, mas também vivenciei o descaso, o desprezo e a falta de zelo por parte de muitos, a começar pela família. Crianças sujas, malcheirosas, mal arrumadas. Numa simples investigação descobria-se um histórico triste em famílias desarranjadas, desestruturadas, desorientadas e entregues à sorte, sem nenhuma perspectiva de melhora, de mudança.  Sofria, emocionava e até tentava solucionar situações dentro do que me era possível. Levei criança ao médico, comprei remédio, botijão de gás, promovi meios para que aquecesse o corpo (roupas e calçados), o estômago (alimentação), a alma (conforto). Errei? Não sei, não me importa, fiz o que meu coração ordenou e faria tudo de novo, pois entendo o ser humano completo, como corpo, intelecto, espírito. Se em vários momentos fui instrumento de provisão para o corpo, ajudei a alma quando ensinava aos pais meios para o sustento (cursos e empregos), também o espírito, quando chorei e sofri com eles, mas clamei, intercedi, testemunhei a eles sobre o amor, a bondade, a fidelidade, a paz, a fé em Deus. Acontece que muitos fazem como os discípulos de Jesus fizeram impedindo que as crianças chegassem até Jesus. Quem representa hoje, tais discípulos impedido a elas que cresçam com físico, mente e espírito saudáveis? Mas o Mestre diz: “ ...Deixem vir a mim as criancinhas e não as impeçam; pois o Reino dos céus pertencem aos que são semelhantes a elas”. Evangelho de Mateus 19:14 (NVI) Que Deus ABENÇOE as CRIANÇAS do nosso BRASIL e de TODAS as NAÇÕES!!!

Um domingo abençoado a todos!!! bjos

3 comentários:

  1. Oi Dirce, ter filhos requer mesmo muita responsabilidade, e talvez no mundo que estamos vivendo hoje, as pessoas estejam pensando mais, pois como se não bastasse todas as preocupações em prover todas as necessidades para nossos pequenos, ainda temos a preocupação de qual será o mundo que eles irão encontrar pela frente!Mesmo sabendo que estou tentando fazer tudo certo, mas e os outros? estão fazendo com o futuro do nosso mundo?! Ótimo post, para refletir mesmo!
    E parabéns pelo seu dia que é amanhã, está aposentada, mas com certeza continua ensinando muito!Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Dirce,

    Na minha simples opinião, a família falhou feio!
    Falhou no sentido de não prover os devidos valores aos seus filhos, porque os mesmos talvez desconheçam a importância disso tudo.
    Lembro-me muito bem da minha infância onde nunca faltou nada para mim, porém nada era esbanjado.
    Aceitávamos de bom grado o que nos era dado, sem reclamar, e éramos felizes com o que tínhamos, é ou não é?
    Outro detalhe é que carece hoje em dia é o respeito pelos mestres!
    Sou do tempo que os alunos levantam-se em sinal de respeito, quando a diretora ou qualquer outra autoridade entrava na sala de aula.
    A professora nem precisa pedir, era algo automático.
    Quando pensei em responder duramente às minhas professoras? Quando sonhei questionar o meu pai?
    Hoje, o que vejo é uma juventude malcriada, mal educada e ruim. O que tenho observado com relação á natureza e aos animais é algo assustador!
    Hoje mesmo fui passear e o que vi?
    Uma figueira centenária, enooorme, toda queimada!!! Por pura maldade.
    Então só me resta orar a Deus e pedir que nos proteja dessa geração vazia, sem fé, sem sentido, sem noção e acima de tudo, sem educação.
    Professora, minha amiga, não tem obrigação de educar os filhos de outros, isto cabe aos pais.
    E, numa dessa os pais negligenciam totalmente o seu dever, a sua obrigação.
    Salvo meia dúzia, graças a Deus!
    Que Deus ilumine esses pais desmiolados!

    Tenha uma ótima semana! Adorei o tema!

    Bjksss

    ResponderExcluir
  3. Somando todo o tempo em que dei aula não chega a 4 anos. Precisei desistir do meu sonho devido a mudanças de estado.
    Como você presenciei todo tipo de criança e me perguntava o porquê daquele abandono social. Num país como o nosso, eu acho que tudo vem do poder e da falta de ânimo das pessoas calejadas e sofridas. Uma desorganização interna e moral. As crianças são frutos desse meio.
    Eu fiz como você, doei meu eu e não me arrependi. O que falta é solidariedade também. amor entre as pessoas.
    Nesse dia 12, não comemorei dia de criança, nem de padroeira, lamentei minha mãe ter ido nesse dia em 2011. Relembrei dela e a noite sonhei.
    beijos zizi

    ResponderExcluir

Diz o que achou. Gosto muito quando me deixam seus recadinhos, comentários...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...