sábado, setembro 22, 2012


Quantas flores há em seu buquê? - Escritos de domingo

2
Olá minha gente querida!! Essa semana conversando com uma leitora do blog por telefone e ela disse ler dominicalmente meus posts Escritos de domingo e que espera ansiosa por eles. Fiquei muito, mas muito feliz! Gosto de escrever sobre aquilo que desperta meu pensar! Gosto de jogar com as palavras e desse jogo surgem textos despretenciosos, escrevo porque gosto, gosto porque escrevo... Então registro aqui mais um desses jogos.

Quantas flores há em seu buquê?

Mais uma flor no jardim de sua existência é expressão que faz referência àqueles que aniversariam. Fico pensando no significado dessa frase principalmente nas palavras flor, jardim e existência. Pelo meu entendimento flor refere-se ao ano, jardim como um espaço  e existência como vida. Então temos: Mais um ano no espaço de sua vida. Continuando... Flor é um ser vivo de tempo de vida curto, logo murcha e fenece. Espaço físico, espaço de tempo, público, sideral, matemático, geográfico? A que tipo de espaço se refere? Relacionei-o ao tempo e descobri que quer dizer um sistema de coordenadas, mas percebi que cabe todo espaço dentro desse espaço que pode ser denominado jardim, quer dizer existência. Existência é a qualidade de tudo o que é real, a base de todas as outras coisas, dizem os dicionários. Pois bem, continuamos... A flor tem seu perfume, cor, características próprias. É adorno obrigatório em momentos especiais do início (nascimento), durante (festas) e fim (morte) de uma vida. Para que se possa colher uma bela flor, é preciso que as hastes que a sustém estejam ligadas a caules e raízes profundas que absorvem nutrientes necessários à planta. Espaço, lugar onde essa nasceu, brotou a flor. No olhar do jardineiro esse espaço é denominado solo, pois é a camada na qual pode se desenvolver vida vegetal, logo deve ser bom, capaz de fornecer condições adequadas para o crescimento. Existência, um jardim, um espaço real, com plantas de tamanhos, cores, aromas e formas diferentes. Então me pus a pensar: pode-se num ano colher uma rosa, no outro uma margarida, um lírio, um girassol? O que realmente importa no jardim de nossa existência? Há um Jardineiro cuidando de cada planta do nosso jardim. Ele tem oferecido solo fecundo e há sempre lindas flores para colher. Às vezes não nos damos conta das vaidades da vida e nem percebemos que a nossa flor não está recebendo os cuidados que merece. O que estamos fazendo com os 365 dias que o Senhor permitiu que vivêssemos? Ainda há o mesmo aroma, o mesmo vigor? Quantos ao meu redor têm sido acariciados pelo perfume e o frescor de minha flor? “Senhor, que as flores que já colhi e o buquê ainda por completar conservem pela Tua graça e misericórdia, o mesmo verdor e espalhe o cheiro agradável da doce e terna presença de Cristo! Amém.”

Atibaia - Festa das flores e do Morango - 22/09/2012

Um excelente domingo a todos!!! Beijos

2 comentários:

  1. Oi Dirce, gostei muito do seu texto hoje em especial, e porque hoje foi muito importante pra mim, mais que qualquer outro dia, vou citá-lo em meu post, tudo bem? pois ele tem tudo a ver com o que postei.Obrigada pela linda leitura hoje.Bom fim de domingo e ótimo começo de semana pra você e família!Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Dirce!

    Belo e profundo texto!
    Me fez refletir na minha família, sabe?
    Vou te contar algo que aconteceu comigo nesta semana. Recebi um telefonema de criminosos, afirmando que minha filha havi siso sequestrada.
    Digo criminosos porque quem faz isso são presidiários maldosos e cruéis.
    Menina, eu já tinha recebido algo parecido, ano passado, mas essa vez as circunstâncias coincidiram de tudo ser verdade!
    Naquele momento, eu estava sem bina e celular para verificar de onde vinha a ligação, entendeu?
    E foi aí que vi o quanto amo minha filha, aliás, meus filhos!
    Graças a Deus tudo não passou de um terror psicológico! E agora imagino, melhor dizendo, SEI o que as pessoas devem sofrer com tudo isso.
    Então, vejo que diante de cada imprevisto ou acontecimento ruim, devemos sempre regar e cuidar de nossas plantinhas queridas!
    Foi assim que me vi no seu texto, aliás, as boas palavras dão margem às várias intepretações! Boas interpretações, sem dúvida!
    Agora sou eu que tô ansiosa pra saber o que virá no próximo domingo!

    Bjksss e ótima semana!

    ResponderExcluir

Diz o que achou. Gosto muito quando me deixam seus recadinhos, comentários...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...