quarta-feira, novembro 02, 2011


Pap

1
Passo-a-passo
Bem, aqui estou para postar o pap da janela porta scrap, lá do marcador  janelas recolhidas de uma caçamba, essa janela estava assim: 

Depois de retirar a tinta com o removedor, se precisar, essa não precisou, lixei e limpei bem toda a peça. Tinta PVA, para copo tipo americano, meio de água, apliquei com pincel grosso numa parte da peça e limpei suavemente com um pano limpo (uso camiseta velha, a ordem e reaproveitar, rsrsr!) retirando o excesso. Deixe secar bem e encerei, uso cera de abelha. Esqueci de fotografar a peça nesse ponto. Para decorar, fiz as flores com latinha de refrigerante.
Peguei a lata e abri usando uma tesoura velha (pois compromete o corte da tesoura), limpei bem.


Escolhi um molde de flor. Com uma caneta esferográfica, sem carga fiz o traçado.


Recortei com a tesoura com cuidado para não  machucar!


Eu disse que a tesoura precisava ser velha, não é? Olha a minha aí...
Fiz as flores em dois tamanhos. Para uma flor montada, usei duas do mesmo tamanho e uma menor para o centro da flor. Como a foto.


Com as sobras do alumínio, recortei as folhas. Depois espalhei-as para pintar. Gosto do spray fosco:


Para as flores menores usei  a cor rosa:


Para montar as flores, usei duas do mesmo tamanho e a menor, da cor rosa, no centro. As flores nesse caso da janela, usei preguinho pequenos direto na peça. Dependendo de onde for colocado uso bailarina, aquelas compradas em papelaria, tenho usado também, aquelas próprias para scrap que já vem coloridas. Para cobrir a cabeça do preguinho, colei pedrinhas com formato de flor.

Espero que tenham gostado de mais esse PAP









Às vezes, nos vimos diante de algum trabalho e desejamos muito fazer um  igual. São coisas simples, mas não sabemos como começar. Então preparei esse cantinho aqui para colocar meus paps. Você pode e deve copiar, tentar fazer um trabalho, com certeza não sairá exatamente igual, mas com certeza sairá o um trabalho, com seu jeito, com a sua emoção, com a sua cara, e isso é que importa, porque somos únicos em tudo! Então, mãos a obra...


O pap de hoje é mais um quadrinho. Ajudando minha mãe na organização de um armário encontrei essa peça de quando ela  bordava à máquina:


Seu destino seria o lixo, pois para minha mãe não havia mais utilidade. Então disse que traria para o ateliê e que daria um outro destino a ele. Lixei para tirar o verniz e pintei de branco intercalando secagem e lixamento. Escolhi o tecido:


Escolhi com essa estampa porque quero que esse quadro faça companhia com outro já postado aqui.

Encaixei as duas molduras. A moldura menor embaixo. Depois de bem preso, esticado, corte o tecido excedente. Ficou assim

 
Essa é o outro quadro com pap abaixo









Esse pap é de um quadro infantil. Como a ordem nesse blog é reciclar, reutilizar, repensar e reduzir, então fiz esse trabalho tendo como base uma bandeja usada. Quero lembrar que não precisa ser necessariamente para quarto infantil, pode ser com outros motivos. Eu usei tecido, mas pode ser feito com guardanapo de papel.


Voltei para postar as fotos do Passo-a passo.


Como já disse era uma bandeja usada em MDF. Lixei para retirar a pintura anterior. Dei duas demãos de tinta pva branca intercalando secagem e lixamento. Depois de seca e lixada, dei uma demão de cor de rosa em toda a peça. Depois de seca e com um pedaço de espuma fui dando umas batidinhas de rosa um pouquinho mais claro em toda a peça. 

Escolhi um tecido com fundo rosa e bolinhas brancas, corte na medida do fundo interno da peça e colei com cola branca (Cascorez):


Usei uma tela menor que o fundo, também quadrada para colar no centro. Marquei bem e fiz um sombreado com a tinta para tecido num rosa mais escuro:


Na tela branca dei uma demão de pva branco. Centralizei e colei a tela:


Escolhi um risco de menininha e fiz aplicação de patchcolagem com termocolante. Sombreei todo o desenho, pintei matinhos, nuvens, colei fitinhas no avental e no chapéu, florzinha de botão, pintei uma borboletinha e fiz o traçado do caminho dela. Finalizei dando uma demão de verniz acrílico fosco em toda a peça. Gostaram?

 


Mais dois paps fáceis, prático e decorativo. Sabe aquele porta retrato de madeira e que quebrou o vidro? Então, você pode fazer dele um lindo quadro para decorar sua casa. Sempre tem uma parede esperando para receber um mimo, inda mais feito por você. Mas, vamos ao pap do ex-porta retrato:
Como já disse, usei um porta retrato de madeira que o vidro havia quebrado. Tirei a parte que o sustentava, aquela que fica atrás:

Depois de lixar levemente, passei betume dando um  tom envelhecido na peça.



Escolhi um tecido com estampa de frutas e com um grampeador de tapeceiro grampeei o tecido. Na falta do grampeador use cola branca que dá certo também, e só esperar o tempo da secagem.



Aqui já pronto. Eu gostei muito do resultado!!



Essa peça, eu acho que foi um assento de cadeira ou banco, só sei que encontrei no lixão e na hora que o vi, já sabia exatamente o que faria com ela. Fiz assim como imaginei.



Primeiro, lavei bem a peça. A pintura antiga era de tinta esmalte brilhante na cor verde e já estava descascando. Usando um pedaço de vidro, raspei e retirei só o que já estava saindo. Passei a lixa 120 para quebrar um pouco o brilho.


Depois passei betume e fui limpando com um paninho. Fiz decoupagem com guardanapo de papel. Passei verniz acrílico fosco em toda a peça.

 Ah!, lembram do garfos que comprei baratinho? Olha a nova função deles. 















1 comentários:

Diz o que achou. Gosto muito quando me deixam seus recadinhos, comentários...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...