sábado, setembro 21, 2013


Ela não era bela - Escritos de domingo

1
Olá minha gente querida!! Voltei para os Escritos de domingo.


Ela não era bela
Aprecio muito as personagens bíblicas, femininas. Aprendo com elas. Tento interpretar suas experiências vividas e viajo em suas histórias, seus acontecimentos, momentos de alegria, prazer, vitórias, tristezas, desamparo, violência, desprezo e dores. Não muito diferente do que vive a mulher na era pós-moderna. Hoje apresento mais uma dessas histórias.

Aquele olhar era diferente. Alguém  disse que seus olhos eram azuis, muito azuis e que seus cílios eram tão curtos que o piscar de olhos eram tão rápidos que se tornavam imperceptíveis, por isso não a encaravam. O escritor bíblico vai dizer que seus olhos eram “baços” ou fracos, sem brilho. Lia era uma moça obediente. Tinha uma irmã mais nova descrita como “formosa de porte e de semblante”. Durante sete anos ela presenciou o namoro da irmã, sabia da paixão entre eles bem como a proximidade do casamento deles. Com certeza tinha seus sonhos, queria apaixonar-se, amar, casar, ter a sua família, talvez partilhasse isso com Zilpa, a serva da família. Com a proximidade do casamento da irmã, iniciaram os preparativos da festividade. Uma surpresa lhe era reservada. Todos festejavam, muito vinho. Numa trapaça de seu pai, ela foi dada como esposa ao noivo da irmã. Sabia que não era amada por ele, mas sujeitou-se. Conviveu com a irmã, dada também como esposa depois de uma semana. Sem beleza física, ignorada pela irmã, desprezada pelo marido, mas não indiferente ao olhar do Criador, que “vendo-a desprezada, fê-la fecunda...” Encheu-se de esperança de ser amada, era mãe ao passo que sua irmã era estéril. Teve seis filhos e uma filha e louvou ao Senhor por isso, tinha um coração agradecido e Deus a honrou sendo mãe da tribo de linhagem messiânica: Judá da qual nasceu Jesus Cristo. Mãe de Levi, linhagem de sacerdotes. Permitiu ser transformada pelo Senhor e viveu sob a vontade divina, sabia que por Ele jamais seria desprezada, pois a beleza que possuía estava em seu interior. Sua obediência e gratidão a Deus são destaques em sua vida. Considerada a primeira esposa, teve funeral honroso, foi sepultada junto aos sogros e avós de seu esposo. Deus sempre espera de nós, um coração obediente e grato. Ele honrará os que nele esperam, que nele confiam.

Ótimo domingo!
bjs


1 comentários:

  1. Saudades de você Dirce
    de seus escritos
    e de seus artesanatos
    estou voltando aos poucos pois torci o pé. É uma longa historia
    mas voltando ao texto, percebo sim sua admiração pelas mulheres bíblicas e contigo aprendo sempre mais. São diferentes as culturas daquele tempo em comparação com o nosso, mas a fé essa é a mesma. Fé que nós mulheres temos que ter sempre, seja no matrimônio, na educação dos filhos, no viver diário e no desejo de ter um coração como Lia. Grato e obediente.
    bjos
    Zizi

    ResponderExcluir

Diz o que achou. Gosto muito quando me deixam seus recadinhos, comentários...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...