quinta-feira, março 15, 2012


Nossas antiguidades

9
O gosto por coisa antigas é de longa data. A admiração pela madeira também. A primeira coisa antiga que  adquirimos foi um harmônio. Harmônio é um instrumento musical, parecido com o órgão tocado nas igrejas. Fabricado na década de 30. Conserva ainda as etiquetas originais e em pleno funcionamento. Possui um som melodioso. As teclas estão amareladas pelo tempo, mas não menos belas. O botões com  seus filetes dourados são simplesmente charmosos. Em madeira de cedro, está hoje envernizado. É uma peça rara! Nossa maior aquisição de antigos. Confira:





Essa foi nossa primeira peça e aí veio a segunda: uma cristaleira. Não me lembro quanto pagamos, mas amamos assim que vimos. Sua parte interna é revestida de espelhos de cristais. Tem uma gaveta grande. Tudo que guardo nela foram presentes do Bem, de filhos, de amigos. Pem colocar vidros nas portas, pois assim toda a beleza interior dela ficará à amostra. Vejam:



E aí veio a terceira peça: uma penteadeira. Quando a vi, desejei, mas não tinha dinheiro, não era muito, mas eu não tinha. Passado um bom tempo, voltei lá e a vi novamente, dessa vez eu estava com o Bem e procurávamos uma mesa de madeira, algo diferente e nem era par mim e sim para a loja da minha irmã. Encontrei a tal mesa e mostrei para o Bem a penteadeira por quem me apaixonei. Fomo embora, minha irmã comprou a mesa e pediu para o Bem ir buscá-la para ela, e qual não foi minha surpresa quando ele chegou com a penteadeira. Fiquei muito feliz. Com a reforma do meu banheiro, olha onde ela veio parar:

Tem outras coisitas mais, mas quero mostrar minha cama. Ela foi feita sob medida para nós e até nos entalhes eu consegui dar palpite, e por telefone, pois eu queria flores nos entalhes! Meu primo e entalhador e mora em Rondônia. Depois de pronta ela oi despachada num ônibus, isso há mais de vinte anos.


Por hoje chega, na próxima semana tem novos reinventos. Uma boa noite a todos os blogueiros!!




9 comentários:

  1. Aiiii.... Dirce... !!!
    Que maldade esse post...!!! Hehehe ! Sou apaixonada por todo tipo de antiguidade. Tô babando aqui... principalmente na penteadeira que foi para o seu banheiro - Maravilhosa !!!

    ResponderExcluir
  2. Dirce, quase não dá pra acreditar nessa postagem, quanta coisa linda, tudo numa casa só!... Amei!!... Sou professora de música, comecei a a aprender piano com 5 anos, e o 1º instrumento que toquei na igreja, aos 6 anos, era um harmonio... menor que o seu, que é absolutamente lindooo!... Também tenho uma cristaleira que herdei da minha mãe, e amooo!...(aqui:http://silvia-flordemaio.blogspot.com/2010/09/minha-queridinha.html)E a sua penteadeira ficou muito charmosa no banheiro. Va está de parabéns, um acervo maravilhoso!...

    ResponderExcluir
  3. Dirce querida, eu amoooooooooooooo antiguidades, e fiquei babando com este post!!!
    Menina, que instrumento lindo, a cristaleira, maravilhosa!!!
    Achei lindo vcs. transformarem a penteadeira e colocarem no banheiro, que must!
    E a cama, toda entalhada??? Quase tive um treco, amo muito!!!
    Sua casa deve ser um paraíso!
    Bjos pra ti, minha amiga
    Vero

    ResponderExcluir
  4. Oi, Dirce! Quanta coisa diferente! Faz a gente recordar da infância. Lembrei-me da igreja, onde ia à missa e via um harmônio destes, só que prêto, que a minha professora de piano tocava. Que viagem!
    Tenha um excelente final de semana!
    Abraços.
    108 - http://dedeartes-denise.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Dirce, vc tem olho clínico. Tudo lindo e de extremo bom gosto, parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Dirce, q lindas estas peças! Relíquias mesmo.. conserve-as bem!

    Beijinhos,

    Luiza Mallmann
    decorarsustentavel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá tudo bem? Estou em busca de um entalhador, vc poderia me indicar o seu primo? meu e-mail é santana.paula@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá, estou em busca de um entalhador vc poderia me indicar?

    ResponderExcluir
  9. Amei tuas coisas a sua cama e linda,a cristaleira e divina,parabéns

    ResponderExcluir

Diz o que achou. Gosto muito quando me deixam seus recadinhos, comentários...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...