sexta-feira, janeiro 04, 2013


Aprendendo a mosaicar!!

12
Boa noite minha gente querida!!! Amo a arte do mosaico. Algumas amigas virtuais manifestam seus desejos de fazer mosaico, mas esbarram nas ferramentas e me perguntam se há como fazer a arte sem fazer esse investimento inicialmente. Então preparei um pap, acho que dá para entender e fazer. Bora tentar...
As ferramentas mais básicas são essas: o torquês de mola e essa peça que chamamos de corta piso. Uso bastante as minhas, não reparem no desgastes!!
Nesse pap não usaremos esses instrumentos. Podemos usar azulejos ou pastilhas de vidro para revestir a peça.
Separei uma caixa de mdf com  tampa. velha, que tenho aqui e transformaremos em bandejas. Vou trabalhar uma peça com azulejo e outra com pastilhas. Separe cola branca, o azulejo/pastilhas, pincel de cerdas duras e largo, um paninho, um martelo
Para essa bandeja vamos trabalhar com pastilhas e ainda sem colar, coloque sobre a peça uma fileira na horizontal e outra na vertical para ter ideia de espaço entre as peças:
Cole as peças, não costumo seguir uma ordem quando tenho mais de três cores, simplesmente vou colando... é importante observar a largura entre as peças. Terminado deixe secar.
Vamos trabalhar agora com o azulejo. Pegue um pano do tamanho que possa envolver o azulejo:
Com  o martelinho dê pancadas leves em várias partes do azulejo para quebrá-lo:
Quanto mais batidas, mais quebrará em pedaços menores.
Faça isso com as outras cores que você usará:
Se você for trabalhar com o desenho, transfira-o para a peça:
inicie a colagem preenchendo o desenho, é necessário deixar um espaço entre uma peça e outra em todos os lados da pecinha:
Depois de preenchido o desenho, faça as bordas e para isso procure usar as partes mais retas da peça.
Preencha o restante e deixe secar:
Prepare o rejunte, usei esse comum para rejuntar pisos. Coloque o pó e um pouco de água, mexa com uma espátula até que fique uma massa pastosa, não pode ser muito fina.
Com a espátula aplique em toda a peça, preste atenção nas laterais e nos cantinhos:
Faça assim em toda a peça e aguarde, não espere endurecer de todo, pois ficará mais difícil a limpeza que deverá ser feita com um paninho macio.
Depois de limpa, lixe a peça onde a cola grudou e dê uma demão de verniz (uso em spray) no mosaico limpando com um paninho seco em seguida, pois o spray deverá proteger só o rejunte. Pinte a peça.



Peças pintadas, prontinhas!!
E aí, deu para entender? Espero ter contribuído com minhas amigas!!
Um beijo a todas e um sábado feliz!!!

12 comentários:

  1. Ficou ótimo o passo a passo, olhando assim parece fácil, qualquer dia me atrevo!!!rsrsrs
    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. boa noite Dirce passando para uma visita e gostei muito do trabalho ficou lindo.

    ResponderExcluir
  3. Que lindo e facinho de fazer! a dica de quebrar o azulejo envolto no pano é bem prática!
    uma dúvida: passa o verniz e tira com um paninho? é isso?
    Pena que nas lojas elas não vendam unidades, só caixa com azulejo. Agora é sair a caça do azulejo, rsrsrs
    Dirce, obrigada por compartilhar, adorei ver o resultado e ficou ótimo!
    beijos
    Zizi

    ResponderExcluir
  4. Oi Dirce,hoje estou colocando em dia as minhas visitas e achei esta beleza de aula, e com um resultado excelente, maravilha, mas não tenho estes materiais, não levo muito jeito com este trabalho, mas o resultado é uma beleza Parabéns. Um Bj no seu coração.

    ResponderExcluir
  5. Dirce,

    Olhando as fotos parece fácil, qq dia vou tentar!
    Há dois anos atrás encontrei uma peça com mosaico que decora meu rack, esse povo joga tudo fora, viu?
    Amei as bandejas! Obrigada por dividir com a gente!

    Ótimo finde!

    Bjksss

    ResponderExcluir
  6. Muito bem explicado o passo a passo. Aprendi a fazer a algum tempo. fiz uma única peça mas achei muito gostoso de fazer e acho lindo mosaico. Qualquer hora faço outra.
    Bj...Bj
    artemadeiraevida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Vc arraza! Ensinou direitinho pra nós. Obrigada.
    Feliz Ano Novo!
    Bjos
    Mary

    ResponderExcluir
  8. Dirce,

    Não achei o post onde você publicou sobre a compra de pastilhas por um preço baratinho.
    De qualquer modo sei como se sentiu e torço sempre para que isso aconteça sempre, viu?
    É muito gostoso vibrar de verdade com a alegria de outros!
    Hoje passei por uma casa onde havia um vaso com mosaico e pensei em você...rs
    Eu geralmente associo a pessoa com alguma coisa que ela gosta de fazer, usar.
    Depois mostre pra gente seus mosaicos, tá?

    Tenha uma ótima semana!

    Bjksss

    ResponderExcluir
  9. Oi Dirce
    Vim aqui depois de ver o post da Zizi sobre teus mosaicos...amei o pap super detalhado.
    Você me autoriza postar a foto do teu trabalho linkando para teu blog para que as pessoas venham aqui aprender teu mosaico?
    bjos

    Blog Pesquei na net

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Tenho muita vontade de fazer mosaico.Já tenho as pastilhas.Quero fazer em uma mesinha de centro que eu tenho.Só que ainda falta muitas pastilhas...acho que vou fazer um pecinha pequena como a sua para começar.rs.
    Obrigada por compartilhar!
    Abraços e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  11. Ótimo passo-a-passo e o resultado final então ficou muito lindo. Tenha um ótimo feriado e Feliz páscoa. de uma passadinha para conhecer meu cantinho
    http://cantinhodatayrine2.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Otimo pap, sou iniciante e vou tentar!! Obrigada por compartilhar seu conhecimento! Bjs

    ResponderExcluir

Diz o que achou. Gosto muito quando me deixam seus recadinhos, comentários...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...