domingo, janeiro 06, 2013


Era um Paraíso

3
Bom dia minha gente querida!!! Nos Escritos de domingo de hoje abordo uma questão que envolve ações diretamente de cada ser humano no Planeta. Faço a partir (como sempre) do meu entendimento, resultado de leituras de livros (aqui incluo a Bíblia), olhares e conversas e concluo que mudanças virão a começar de mim.

ERA UM PARAÍSO
Era um lugar lindo, habitado por várias espécies, cheio de recursos naturais, tudo se encontrava na mais perfeita harmonia, na mais perfeita ordem. Um deslize, uma ordem desobedecida e a primeira intervenção: folhas retiradas para vestir a vergonha. Iniciou-se ali o primeiro saque nesse lindo lugar. Veio a morte de um  animalzinho para vestir o ser desobediente. Folhas não podiam servir de vestimentas, murchariam rapidamente, a pele do animal com sua durabilidade, ofereceria conforto. A atitude da espécie humana é sempre perecível, só a ação divina (Jesus) é capaz de cobrir (morte na cruz) a vergonha e a culpa. E essa espécie ainda hoje rouba a beleza desse espaço maravilhoso chamado Planeta Terra, tornando-o num verdadeiro depósito de lixo. Essa espécie denominada ser humano promove ações desordenadas que desmatam, poluem a água, o solo e o ar, causam extinções na flora e fauna. Catástrofe no mundo. Terremotos, maremotos tempestades, deslizamentos, estiagem prolongada, fome e morte. Já se faz ouvir o clamor da natureza! Conhecê-la melhor, mudar nossas práticas e influenciar outros, é um caminho para evitar mais prejuízos ao meio ambiente. Já na antiguidade o profeta Isaías dizia: “A terra pranteia e se murcha; o mundo enfraquece e se murcha... Na verdade, a terra está contaminada por causa dos seus moradores, porquanto transgridem as leis e quebram a aliança eterna”. Isaías 24:4-5 . É... não é de hoje a existência dessa problemática. Al Gore diz que “Podemos começar a fazer diferença positiva aprendendo de que modo nossa maneira de viver exerce um impacto sobre o ambiente global”. Somos seres dotados de inteligência e capaz dessa compreensão e aprendizado, mas há grupos de procrastinadores, grupos que pregam que a situação do planeta não é tão desesperadora, grupos que pregam meias verdades, que tomam meias medidas, que tentam confundir e adiar as ações que podem contribuir para um mundo mais sustentável, não dá mais para procrastinar e como disse Winston Churchill “... estamos entrando na era das consequências”. Desobedecer é desde sempre o pior caminho. Que cuidar melhor do ambiente que vivemos seja um dos propósitos nossos para esse ano.




3 comentários:

  1. Dirce,

    Que seja um ano de mudanças significativas em prol à humanidade, aos animais e ao próprio planeta Terra.
    Porém, minha amiga, guardo sérias reservas quanto a isso, porque o Homem é mal por natureza.
    O próprio Criador, certa vez, lamentou-se por ter criado a raça humana, e eu o entendo.
    Por mais que as oportunidades de renovação sejam oferecidas, o Homem a despreza.
    Sempre foi assim. Infelizmente.

    Bjksss

    ResponderExcluir
  2. É verdade, Nadja, o Criador arrependeu-se ter criado o homem, mas providenciou o caminho (a Ponte) de volta pra Ele. É verdade também que o homem continua ignorando esse retorno, a desobediência o leva a distanciar-se ainda mais. Mas Deus é grande em misericórdia e graça...
    Obrigada por contribuir nos Escritos de domingos com seus comentários sempre oportunos!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Começo a recordar das primeiras aulas no catecismo da Igreja católica. Voltei para casa, e corri ver as imagens da nudez e ver quais folhas eram.
    Rsrs .Minha mãe mostrou e disse que eram folhas da parreira, e eu comecei a devanear. Folhas atrás, folhas na frente e se desse um vento? pensamentos de criança curiosa e atenta.
    Jamais esqueci dessas explicações e de como o Criador lamentou por essa criatura.
    Eu imagino você coletando suas peças e observando a devastação e os transtornos causados pelas pessoas ao jogarem móveis e objetos que poderiam ser transformados, invadindo rios e poluindo o visual.
    É hora de reconstruir o mais rápido possível e sei que você é uma delas. Tenho aprendido muito aqui com você!
    beijos
    Zizi

    ResponderExcluir

Diz o que achou. Gosto muito quando me deixam seus recadinhos, comentários...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...