domingo, abril 28, 2013


Com Amor - Escritos de Domingo

4
Bom dia minha gente querida!!! Hoje falo de uma pessoa muito especial que fará aniversário no próximo dia 02. É a minha homenagem...

Com Amor
Aniversário do ano passado


Ela é temente a Deus, é mulher de oração. Ser forte, corajosa, batalhadora são adjetivos que se  aplicam a essa mulher. Hoje compreendo que a vida lhe fez amadurecer cedo sem lhe poupar sofrimentos. Teve um pai que pensava que tudo se resolvia com um “38” na mão, uma mãe submissa que fechava os olhos para as escapadelas do marido e com a saúde sempre debilitada, ela é quem cedo tomou as rédeas da casa e assumiu as responsabilidades frente aos irmãos menores e os afazeres domésticos. Passou bons e maus pedaços. Casou-se aos dezoito anos e nasci um ano depois. Mais seis vieram. Exemplo de mulher trabalhadora, limpa, cuidadosa e excelente cozinheira.  Lembro-me de quando moramos na roça, seu lençóis de percal que lhe lembrava os bons tempos, envelheceram  e sem condições para  novos, ela fazia a reposição alvejando os sacos que serviam de embalagens para o açúcar, emendando-os e confeccionando novos lençóis e os conservava tão brancos que nem parecia que nossa casa não tinha piso, era chão batido, mas que era branco também, pois se dava ao trabalho de ir ao rio e trazer barro e assim deixava nossa casinha mais aconchegante. Se a casa era de tábuas, ela lavava esfregando com sabão caseiro e escova, essa era a pintura de nossas paredes. Quando voltamos a morar em casa com piso, esse era sempre de cimento queimado, ela encerava com cera vermelha que brilhava, e o que dizer do fogão, de suas panelas, até as de ferro tinham brilho, pois eram areadas com barro, sabão e limão! Para que pudéssemos estudar, colhia quiabos e os vendia e comprava nosso material.  Nos tempos de vacas magras, usava de suas habilidades culinárias e variava o cardápio com maestria, chuchu, abobrinha e até mamão verde tinham sabores deliciosos, seus bolinhos de chuva, bolo de fubá ou de farinha de mandioca marcaram nossa infância. Sua velha máquina de costura sempre serviu para confeccionar ou reformar nossas roupas. O Tempo passou, a situação melhorou, mas nunca vi minha mãe dormir até tarde ou deitar muito cedo. Faz bolos decorados e salgados, cuida da casa (sempre limpa), cozinha (a qualquer hora tem comida no fogão), 


cuida do meu pai com a Doença de Alzheimer e ainda faz tapetes de crochê enquanto descansa frente a TV. Generosa. Criou sete filhos e por morar numa metrópole sempre recebeu e cuidou de sobrinhos ou de outros que a elegeram como mãe, tiveram nossa casa por teto, fosse por um período ou até casar-se e aí aprendemos a dividi-la, sempre foi muito justa. Esteve comigo quando meus filhos nasceram e me ajudou a cuidar deles. Hoje as rugas já marcam seu rosto, mas não conseguem deixá-la menos bela. Nessa semana, dia 02 completará 72 anos. Te amo, mãe, você é exemplo para mim.
Meu pai e minha mãe

Começando pela esquerda: Ivan, Adilson, Neide, D. Ismailde, eu, Everaldo. Rose

Aqui meu irmão que mora no Mato Grosso

Com as bisnetas: Mariana (esquerda) e Carol (minhas netas amadas)
Bom domingo,
Beijos!!

4 comentários:

  1. Que linda história, exemplo e família! beijos, PARABÉNS e FELICIDADES à tua mãe e todos vocês! chica

    ResponderExcluir
  2. OI Dirce! Parabéns pela sua mãe! que ela continue assim firme e forte, não é nada fácil cuidar de um idoso, e ainda mais com essa doença.
    Você tem toda razão em ter orgulho dessa mulher guerreira, amorosa e caprichosa, porque mesmo com a vida difícil, e sem as facilidades de hoje, ela conseguia deixar a casinha limpinha, cheirosa e com certeza os panos de pratos bem branquinhos.
    Hoje com tanta coisa pra facilitar nossa vida, tem gente que reclama né?
    Eu não fico de fora é claro, rss
    Que Jesus derrame balsamo novo na vida dela!
    E ela está muito bonita mesmo!
    Feliz Aniversário D.Ismailde
    Bjs Dirce!

    ResponderExcluir
  3. Sua mãe e jóia rara, que deve ser cuidada e amada por todos
    Tanto amor e cuidado co seu pai doentinho e revelado no seu rosto pelo sorriso e bondade
    Vocês filhos são privilegiados por terem essa mãe batalhadora e vitoriosa
    O cardápio , nem mostro ao marido, ele adora todas essas comidas, principalmente quiabo (tinha né )
    Há Dirce cuide bem de sua jóia
    Parabéns
    Bj
    Zizi

    ResponderExcluir
  4. Que linda família bjs a todos muita sade e paz

    ResponderExcluir

Diz o que achou. Gosto muito quando me deixam seus recadinhos, comentários...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...